Confiança da construção civil sobe 1,2 ponto em junho, aponta FGV

Crédito: Shutterstock/Cbic

A confiança do setor da construção civil melhorou. O Índice de Confiança da Construção (ICST) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) apresentou uma alta para 97,5 em junho, de 1,2 ponto. Conforme Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos de construção do FGV Ibre, o primeiro semestre de 2022 chegou ao final com o aumento da confiança da construção, sustentando a percepção de que o crescimento do ano passado se estendeu, alavancado pelos investimentos do mercado imobiliário e da infraestrutura.

“Na comparação interanual, o avanço é claro, com melhora de quase todos os indicadores. O destaque negativo é a piora na percepção relativa à situação corrente dos negócios. Já na comparação com o final do ano, a melhora da confiança não é tão significativa, o que sugere moderação no ritmo de crescimento”, diz Ana Maria.

Tanto o Índice de Situação Atual (ISA-CST) como o Índice de Expectativas (IE-CST) apresentaram melhora em relação à leitura anterior. O primeiro subiu 1,4 pontos, para 93,9 pontos. Já o segundo avançou 0,9 ponto, para 101,2 pontos, permanecendo acima do nível neutro de 100 pontos pelo terceiro mês consecutivo.

O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da Construção avançou 1,1 ponto porcentual, para 77,1%. O indicador de Mão de Obra e o de Máquinas e Equipamentos tiveram variação positiva de 0,9 e 0,7 ponto porcentual, respectivamente.