Caso Ronei: três primeiros réus são condenados pelo assassinato do jovem, em Charqueadas

Sentença, dada pelo Tribunal do Júri, foi lida na madrugada deste sábado

Outros seis acusados pelo crime serão julgados no mês que vem. Foto: Juliano Verardi/TJRS

Após três dias de julgamento, foram condenados os três primeiros réus pelo assassinato de Ronei Faleiro Júnior – crime ocorrido em Charqueadas, na Região Carbonífera, em agosto de 2015. A sentença, proferida pelo Tribunal do Júri, foi lida na madrugada deste sábado (25) pelo juíz Jonathan Cassou dos Santos.

Leonardo Macedo Cunha e Peterson Patric Silveira Oliveira foram condenados a 35 anos e 4 meses de reclusão, cada um, enquanto Vinicius Adonai Carvalho da Silva foi sentenciado a 38 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão. Entretanto, nenhum dos acusados foi preso pelo crime ao fim do julgamento, em razão de um habeas corpus.

A sentença prevê que os condenados fiquem, inicialmente, no regime fechado. Eles foram responsabilizados pelo homicídio Ronei Júnior, além das tentativas de homicídio do pai do jovem, Ronei Faleiro, e dos amigos dele, Richard Saraiva de Almeida e Francielle Wienke. Também houve implicações por associação criminosa e corrupção de menores.

Os réus podem recorrer da decisão. Outras seis pessoas foram denunciadas pela morte de Ronei Júnior. Elas serão julgadas, também no Foro de Charqueadas, nos dias 4 e 11 de julho. A expectativa é de que, assim como o primeiro julgamento, os trabalhos serem realizados no próximo mês durem de dois a três dias.

Relembre o caso

A investigação da Polícia Civil concluiu que os réus faziam parte de um grupo conhecido como “Bonde da Aba Reta”. Eles teriam perseguido Ronei Faleiro Júnior e um casal de amigos, Richard e Francielle, na saída de uma festa que servia para arrecadar fundos para a formatura dos jovens no Ensino Médio.

Primeiro, os agressores arremessaram garrafas contra as vítimas. Depois, cercaram o trio, que tentava entrar no carro do pai de Ronei. Ali, agrediram o jovem com chutes e socos. Parte dos fatos foi registrada por câmeras de monitoramento. A motivação da briga foi o fato de Richard ser de São Jerônimo, cidade vizinha a Charqueadas.

Os feridos chegaram a ser levados ao Hospital de Charqueadas e, depois, ao Hospital Santo Antônio, de Porto Alegre. O adolescente morreu na ambulância. O principal golpe, que provocou traumatismo crianiano em Ronei Júnior, teria sido ocasionado por um soco. Os acusados alegam que uma doença autoimune agravou a situação da vítima.