A Prefeitura de Porto Alegre abre, na próxima terça-feira, inscrições para concurso público de Guarda Civil Municipal. Serão 32 vagas para cargo de provimento efetivo, além de cadastro reserva. Dessas, seis foram reservadas a pessoas afrodescendentes e três para pessoas com deficiência. As inscrições poderão ser feitas até as 17h do dia 27 de julho, através do site da Fundação La Salle, responsável pela aplicação da prova. O edital (que pode ser conferido aqui) aparece em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre, nesta sexta-feira.
Para candidatos com dificuldade de acesso à internet, um posto de inscrição vai funcionar na sede da La Salle, na av. Getúlio Vargas nº 5558, Sala 105, no Centro de Canoas. O local abre de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h. O último concurso para Guarda Municipal ocorreu em 2015, com ingresso de nove agentes.
Os candidatos devem ter idade máxima de 25 anos até a data da inscrição, mesmo patamar adotado para ingresso na Brigada Militar. Os requisitos mínimos exigidos incluem ensino médio completo e Carteira de Habilitação categoria “B”. A taxa de inscrição é de R$ 98,72. O salário base é de R$ 1.398,50, para 30 horas semanais, somado à gratificação por risco de vida de 30% sobre o vencimento inicial, além do auxílio alimentação. Caso seja de necessidade da Administração, os aprovados poderão ser convocados para cumprirem Regime de Tempo Integral, de 40 horas semanais e terão um acréscimo de 50% do valor inicial do vencimento.
O certame é dividido em quatro etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório. Na primeira, com data prevista para 25 de outubro, serão aplicadas as provas objetivas. Depois, ocorrem os testes de aptidão física e psicológica e, por fim, os testes de tiro.
A prova objetiva contém 60 perguntas, divididas por disciplina: 20 questões de Língua Portuguesa, 20 de Legislação, dez de raciocínio lógico e mais dez de Informática. O candidato vai ter até quatro horas para realizar a prova objetiva e preencher a grade. Na prova de aptidão física, serão aplicados testes de abdominais, flexão, barra, salto em altura e corrida.
A realização do concurso para a renovação do efetivo da Guarda Municipal é uma das iniciativas para minimizar os ataques, principalmente em espaços públicos, no município. Em entrevista à Rádio Guaíba, no início de junho, o secretário municipal de Segurança, coronel Mario Ikeda, reconheceu que a Guarda Municipal é sobrecarregada pela demanda, mesmo tendo registrado um aumento de 63% nas prisões nos primeiros quatro meses de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado.