Anvisa determina recolhimento de remédios à base de losartana, usados para pressão alta

Farmácias terão até 120 dias para interromper a comercialização dos lotes afetados. Usuários não devem parar o tratamento

Foto: Reprodução/R7

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira, a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, que é um anti-hipertensivo e um dos remédios para insuficiência cardíaca mais utilizados no Brasil. Segundo a agência, a decisão se deve à presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.

O prazo máximo regulamentar para a conclusão do recolhimento dos produtos das farmácias é de até 120 dias, contados a partir de hoje, data da publicação da resolução, para a qual a Anvisa avaliou o impacto no mercado brasileiro e a necessidade de continuidade dos tratamentos de saúde.

A Anvisa orienta que pessoas que fazem uso do remédio não devem interromper o tratamento. Acrescentou que a hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o remédio pode trazer riscos para a saúde, como derrame e ataques cardíacos, alertou a agência.

A medida preventiva, segundo a Anvisa, decorre da evolução do conhecimento sobre as impurezas presentes nas medicações e serve para adequar os produtos usados no Brasil aos limites técnicos previstos para a presença desses contaminantes.

Confira os lotes afetados no site da Anvisa.

Lotes afetados em uso
Nos casos de pessoas que estejam usando lotes afetados do medicamento, a orientação da Anvisa é continuar o tratamento e conversar com o médico em caso de dúvida ou necessidade de orientação. A explicação é que não há risco imediato em relação ao uso desses lotes, já que não existem dados que indiquem um aumento dos eventos adversos a partir disso.

A agência orienta, ainda, que há outras losartanas no mercado que podem substituir os medicamentos recolhidos ou interditados, mas a troca só deve ser feita sob prescrição médica. Os pacientes podem, ainda, entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório fabricante para se informar sobre a troca do remédio por um lote que não tenha sido afetado pelo recolhimento ou interdição.

A Anvisa salientou ainda que losartana é considerada um medicamento seguro e eficaz, portanto os registros desses medicamentos seguem válidos no Brasil e em vários outros países.