Polícia intensifica investigações de conflito entre facções na Zona Sul de Porto Alegre

Caso mais recente foi uma dupla execução ocorrida no bairro Lageado

Agentes da 4ª DPHPP apuram homicídios de irmãos | Foto: PC / Especial / CP

A 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (4ª DPHPP), do delegado Rodrigo Pohlmann Garcia, vai intensificar a investigação em torno de um conflito entre duas facções que tem sido registrado há algum tempo na Zona Sul de Porto Alegre. O mais recente episódio ocorreu no final da tarde dessa segunda-feira no bairro Lageado.

Dois irmãos, de 17 e de 21 anos, foram executados a tiros na rua Johnson Flaudiney Pereira da Silva. Além da Polícia Civil, a Brigada Militar e o Instituto-Geral de Perícias foram acionados no atendimento da ocorrência, que se prolongou até a noite. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também compareceu no local.

“Um veículo teria ingressado naquela região. Em tese seriam dois dentro do veículo, um usando um fuzil e o outro com pistola, com roupas pretas e coletes pretos…”, relatou o delegado Rodrigo Pohlmann Garcia.

“Eles chegaram até um bar onde as vítimas foram mortas…Eles desceram do veículo e executaram uma delas, de 17 anos, na frente do bar com tiro de fuzil. O irmão mais velho, de 21 anos, tentou correr em direção à casa dele e foi alvejado à distância. Ele caiu no chão, foram até ele e executaram com diversos disparos”, acrescentou. Na avaliação do policial civil, as vítimas foram escolhidas de modo aleatório.

Após o crime, duas granadas foram descobertas no fundo da casa dos irmãos, sendo as mesmas recolhidas e destruídas pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Brigada Militar. Mais de 30 estojos de pistola calibre nove milímetros e mais de dez de fuzil calibre 556 foram encontrados no local da execução.

O titular da 4ª DPHPP observou que havia sido registrado um ataque a tiros no mesmo local, no último domingo. “Três vítimas sofreram um atentado praticamente idêntico. Um veículo entra e vai na frente do bar…desceram e efetuaram diversos disparos”, recordou. Três pessoas ficaram feridas.

“O mesmo veículo utilizado nesse atentado, a BM acabou abordando”, recordou. Trata-se de um Fiat Palio, que foi avistado pelo efetivo da Força Tática do 21º BPM na estrada Edgar Pires de Castro. Houve perseguição até o beco 3 da rua Stringhini, no bairro Restinga, onde o carro caiu em um barranco.

Um dos três ocupantes do automóvel, com antecedentes criminais, foi preso em flagrante, após confronto. Os policiais militares apreenderam duas pistolas calibres nove milímetros com munição e três carregadores. Os outros dois suspeitos não foram mais encontrados. “Ao que tudo indica, esses indivíduos teriam sido os autores do atentado no domingo”, disse o delegado Rodrigo Pohlmann Garcia.

Um outro fato que está sendo apurado pela 4ª DPHPP ocorreu alguns dias antes de domingo passado. “Uma pessoa foi arrebatada e colocada em um veículo, circularam com ela, pediram para ela sair e ir embora, acabaram efetuando disparos contra ela, mas ela não foi a óbito”, afirmou. “O veículo foi localizado depois e encaminhado para a perícia”, salientou

“Estamos tendo uma disputa ali entre duas facções…”, confirmou, assinalando que um dos grupos quer retomar as bocas de fumo perdidas para o rival. “Estamos acompanhando essas ocorrências naquela região”, enfatizou. “No Lami temos alguns problemas, mas esses casos são específicos dessa região da Lageado”, complementou o responsável pela 4ª DPHPP.

“Vamos intensificar nossa atuação não só na área da investigação”, assegurou. Uma troca de informações com a BM também está sendo estabelecida para a realização de algumas ações conjuntas. “Vamos apurar a autoria desses fatos, seja dos executores como dos mandantes”, garantiu o delegado Rodrigo Pohlmann Garcia.