O brasileiro gastou 14% a mais com transportes no mês de março de 2022, comparado com o mês de e dezembro de 2021. Conforme levantamento da PicPay, o gasto médio para esse tipo de despesa saltou de R$ 271 para R$ 310 no período avaliado em função do aumento do preço dos combustíveis.
Os dados revelam que o consumidor também despendeu mais em compras e em TV, Internet e telefone, com uma alta de 12% no total desembolsado. Isto significa que o valor médio gasto passou de R$ 203 para R$ 227, enquanto o de TV/Internet/Telefone foi de R$ 92 para R$ 125 – um aumento de 35%.
No setor da alimentação, porém, houve uma queda de 14% no trimestre, com o brasileiro deixando de gastar R$ 103 ao mês. Em dezembro, foram gastos em média R$ 731 com bares, restaurantes e supermercados brasileiros, valor que em março chegou a R$ 628.
Segundo a pesquisa, houve um corte no orçamento de 18% na educação. O investimento caiu de R$ 246, em dezembro, para R$ 202, em março. Os dados do estudo foram obtidos a partir da análise de mais de 760 mil contas de usuários que compartilharam suas informações bancárias via marketplace financeiro da PicPay, que tem mais de 30 milhões de usuários ativos.