Sob coordenação da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a quarta edição da Operação 404 foi deflagrada nesta terça-feira em todo o país com o objetivo de reprimir os crimes de pirataria praticados contra a propriedade intelectual na internet.
A mobilização acontece no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pará e Pernambuco, além dos Estados Unidos e Reino Unido.
Por determinação judicial, a ação cumpre mandados de busca e apreensão, bloqueio e/ou suspensão de sites e aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais.
No Rio Grande do Sul, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), executou quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Tramandaí, no Litoral Norte.
A ação contou com o auxílio do Instituto-Geral de Perícias. Todos os equipamentos encontrados foram analisados, sendo apreendidos discos rígidos internos de computadores, dispositivos informáticos e aparelhos de recepção de IPTV.