Monitor do PIB registra alta de 0,3% na atividade econômica em abril, aponta FGV

Crédito: Assintecal/Divulgação

A atividade econômica brasileira em abril apresentou um crescimento de 0,3%, conforme o Monitor do PIB, divulgado nesta terça-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre), comparado com o mês anterior. Já na comparação com o mesmo período de 2021, a economia avançou 3,6% em abril e registrou expansão de 2,8% no trimestre móvel encerrado em abril.

Segundo o levantamento, o consumo das famílias aumentou 4,8% no trimestre até abril em comparação ao mesmo período do ano do ano anterior. O consumo de serviços (7,5%), de bens não duráveis (2,1%) e de bens semiduráveis (13,3%) foram os responsáveis pelo resultado. Já o consumo de bens duráveis foi o único componente em queda.

A formação bruta de capital fixo apresentou retração de 5,2% no trimestre terminado em abril, influenciado pela elevada queda no componente de máquinas e equipamentos (-10,7%).

A exportação de bens e serviços, segundo a FGV, teve crescimento de 1,5% no trimestre móvel que terminou em abril em comparação ao mesmo período de 2021. A exportação de bens intermediários, de bens de consumo e de produtos agropecuários reduziram muito sua contribuição nas exportações, o que explica o menor crescimento das exportações de bens.

Já a importação de bens e serviços apresentou retração de 8,2% no trimestre móvel encerrado em abril em comparação ao mesmo período do ano passado, fruto do desempenho negativo na importação de bens in bens intermediários (-14,5%), confirma a FGV.