Finalizado projeto de revitalização do Parque Harmonia, em Porto Alegre

Pedra fundamental vai ser lançada em 5 de julho, na Casa do Gaúcho

Foto: Divulgação/CP

Cerca de 5 milhões de pessoas ao ano poderão usufruir, muito em breve, do Parque da Orla, que deve ser o maior parque temático turístico de valorização da cultura e da história do povo que forma o Rio Grande do Sul. A pedra fundamental vai ser lançada em 5 de julho, na Casa do Gaúcho. A GAM3 Parks, concessionária responsável pela revitalização e administração do Harmonia e do Trecho 1 da Orla do Guaíba, vai executar as melhorias e assumir a operação do parque, de custo estimado em R$ 281,1 milhões ao longo de todo o contrato.

No início de junho, oito quiosques foram instalados na Orla. Cada um oferece um tipo de produto. A GAM3 também planeja instalar mobiliários para descanso, como cadeiras e guarda-sóis. A iniciativa da concessionária visa atender uma demanda do público que frequenta o Trecho 1 e reclama da falta de opções gastronômicas e áreas para contemplar o pôr do sol.

Com investimento superior a R$ 60 milhões, uma das grandes atrações na revitalização do Parque Harmonia vai ser uma roda-gigante de 66 metros de altura, com 30 cabines fechadas e climatizadas, com capacidade de seis pessoas cada.

O projeto prevê ainda uma passarela para pedestres por entre e sobre as árvores. Ao lado desse local, devem ser instaladas atrações relacionadas ao sítio arqueológico de Santa Maria, onde foram encontrados os primeiros dinossauros do mundo, da época do triássico. Serão expostas réplicas dos dinossauros e dos fósseis, além de informações sobre o período.

O Parque Harmonia vai contar ainda com um dos maiores espaços para eventos ao ar livre do Sul do Brasil, com capacidade para mais de 40 mil pessoas. Já tradicionais, a Casa do Gaúcho e a churrascaria existente no parque serão remodeladas e modernizadas, assim como toda a infraestrutura utilizada anualmente pelo Acampamento Farroupilha.