Saúde oficializa, nesta segunda-feira, 4ª dose contra Covid-19 a maiores de 40

Estados e prefeituras dependem de estoques para fazer imunização

Foto: Guilherme Almeida / CP

O Ministério da Saúde vai oficializar, nesta segunda-feira, a ampliação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 40 anos. Atualmente, a recomendação atende o público com 50 anos ou mais. De acordo com a Agência Estado, a nova fase vai ser oficializada com a publicação de uma nota técnica. A pasta marcou uma coletiva às 10h para anunciar a ampliação.

A segunda dose de reforço, como é tecnicamente chamada, começou a ser aplicada neste ano no Brasil, já com queda nos índices de casos e mortes pelo novo coronavírus. Nas últimas semanas, porém, os municípios registraram um novo avanço da doença. Somente no sábado o País notificou 19.810 novos casos com crescimento de 15,6% da média móvel em duas semanas.

O Ministério da Saúde ainda avalia a ampliação da quarta dose para todos os adultos, ou seja, aqueles maiores de 18. Essa extensão, porém, ainda depende de conclusões técnicas, de acordo com a pasta. “As regras para a ampliação do público alvo para a segunda dose de reforço serão detalhadas nesta segunda-feira. A inclusão de eventuais novos grupos depende de análise técnica e normatização em Nota Técnica”, esclarece o ministério.

Já os estados e municípios dependem do envio de mais doses para por em prática a ampliação de público. Em Porto Alegre, por exemplo, o município começa a imunizar nesta segunda-feira pessoas de 57 anos com a quarta dose. Não há previsão de data para a redução da faixa etária.