Porto Alegre libera 4ª dose contra Covid para 57 anos; adolescentes a partir de 12 já podem tomar a 3ª

Prefeitura depende da chegada de mais estoques para baixar faixa etária da segunda dose de reforço

Foto: Alina Souza/CP

A Prefeitura de Porto Alegre vai ampliar, a partir desta segunda-feira, o público apto às doses de reforço contra a Covid-19. Adolescentes de 12 anos em diante poderão receber a terceira dose, até então restrita a pessoas acima de 16. Já a quarta dose vai estar disponível para pessoas de 57. A imunização ocorrer no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde.

Podem tomar a terceira dose adolescentes de 12 a 17 que receberam a segunda, de Pfizer ou Coronavac, até 20 de fevereiro, quatro meses atrás. Para esse público, de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, podem ser utilizados esses mesmos imunizantes.

Já a quarta dose – ou segunda dose de reforço – fica disponível para todas as pessoas a partir de 57 anos vacinadas há pelo menos quatro meses. Podem ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente.

Na hora de receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação.

Profissionais de saúde

Neste momento, podem receber a quarta dose na capital os profissionais da linha de frente, ou seja, que atuem em pronto-atendimentos, hospitais e unidades de saúde. A vacina é aplicada nos próprios locais de trabalho. A abertura para os demais profissionais de saúde depende da chegada de mais doses a Porto Alegre.