Aberto novo trecho da rua José Pedro Boéssio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre

Com seis pistas em ambos sentidos, a tão esperada conclusão da obra da Copa do Mundo de 2014 beneficia deslocamento dos moradores da região e sobretudo os torcedores nos jogos na Arena do Grêmio

Agentes da EPTC estão orientando os motoristas na área | Foto: Guilherme Almeida / CP

Foi aberto na manhã deste sábado o novo trecho de cerca de 1,2 quilômetro da rua José Pedro Boéssio, próximo da Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A liberação da via, toda sinalizada e com sinaleiras, já permitirá o escoamento de veículos dos torcedores que foram assistir ao jogo de Grêmio e Sampaio Corrêa pelo Brasileirão Série B. Agentes de fiscalização de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão na área para orientar os motoristas sobre a novidade.

A nova via fica situada entre as avenidas Palmira Gobbi e a Ernesto Neugebauer. Ela possui seis pistas, sendo três faixas para cada sentido, e permite a ligação para a BR 116 e BR 290 (freeway), além de conectar-se ainda com a BR 448 (Rodovia do Parque). A obra, que incluiu intervenções de drenagem pluvial em galerias de concreto nos dois lados da via, pavimento em blocos de concreto, execução de passeio, ciclovia, acessibilidade e sinalização, custou R$ 13,7 milhões.

O vice-prefeito Ricardo Gomes lembrou que o projeto é da Copa do Mundo em 2014, sendo que apenas 40% dele estava finalizado. Os 60% restantes foram concluídos pela atual administração do município. “O fundamental ali é a melhoria do fluxo na saída da Arena do Grêmio, pois quando o juiz apita o final…sai todo mundo”, destacou. Por sua vez, recordou, a chegada dos torcedores acontece aos poucos.

“Ela dá uma alternativa para a saída para a Região Metropolitana”, frisou Ricardo Gomes. “A cidade carecia de soluções no entorno da Arena”, enfatizou. “A entrega de uma obra da Copa é simbólica”, acrescentou o vice-prefeito.

Já o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, considerou a obra como “muito importante para a mobilidade humana da região e também para a chegada do público e o escoamento da Arena”.

Além da Região Metropolitana, ele disse que a Zona Norte da Capital também foi beneficiada com a nova via. Ele prevê que os cerca de 40 mil moradores da região também vão aproveitar o novo trecho. “É importante para a logística da cidade”, resumiu o secretário.

André Flores aproveitou para adiantar que a próxima obra pendente da Copa que será concluída é a da avenida Tronco. “Estamos nos programando para terminar um trecho dela, entre as avenidas Carlos Barbosa e Chuí, nos dois sentidos, para a população. Nossa programação é que até dezembro possamos entregar esse trecho”, detalhou.

O trecho que faltaria seria entre as avenidas Teresópolis e Carlos Barbosa. “Está próximo de estar pronto. Na medida do possível vamos liberando…Não vamos esperar toda a obra pronta”, explicou. Ele também falou que “está próxima de ser anunciada a retomada da obra de reforma da Usina do Gasômetro”. O secretário confirmou que “teremos novidades nos próximos dias”.