A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre confirmou, nesta sexta-feira (17), que 27.062 crianças entre cinco e 11 anos estão com doses da vacina contra a Covid-19 em atraso na cidade. O dado é do Núcleo de Imunizações da pasta e foi atualizado, pela última vez, em 7 de junho.
Ao todo, 15.378 doses atrasadas são da Pfizer, e 11.684 da Coronavac. De acordo com o Ministério da Saúde, a Capital conta com um público de 117.364 na faixa etária apta a ser imunizada contra a doença. Desse número, 85.409 receberam a primeira dose (72,8%) e 55.265 crianças, a segunda dose (47,1%).
Entre as crianças que fizeram a primeira aplicação, 43.661 receberam a fórmula pediátrica da Pfizer, enquanto outras 41.748 tiveram acesso à Coronavac. Entre as segundas doses, a administração foi de 25.552 Pfizer e 29.713 Coronavac. O intervalo entre as doses das duas vacinas é diferente: quatro semanas para a Coronavac, e oito para a Pfizer.
“É essencial que os responsáveis pelas crianças observem a caderneta de vacinação e respeitem o intervalo. A proteção das crianças é dada pelo esquema completo, com as duas doses”, enfatiza o médico pediatra Benjamin Roitman, diretor adjunto da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS.
As crianças podem receber as vacinas Pfizer e Coronavac, sendo que a Pfizer é indicada a partir dos cinco anos e a Coronavac, a partir dos seis. “As vacinas são seguras e garantem a proteção contra complicações causadas pela Covid-19, diminuindo o número de internações hospitalares”, garante o gestor.
A SMS oferece as vacinas pediátrica da Pfizer e a Coronavac para o público infantil de segunda a sexta, em 26 unidades de saúde e na unidade móvel. Os locais podem ser conferidos no site da pasta.