Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic

Economia
Crédito: Freepick

O aumento da taxa Selic (juros básicos da economia) para 13,25% ao ano foi recebido com críticas pelo setor produtivo. Para entidades destes setores, a decisão é equivocada e prejudicará a recuperação da economia.  Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que a taxa Selic está num nível que inibe a atividade econômica.

“Este aumento adicional da taxa de juros no momento é desnecessário para o controle da inflação e trará custos adicionais à economia, como queda do consumo, da produção e do emprego”, afirmou em nota o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Já para o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a nova alta da Selic já era esperada, e juros maiores atrasam a recuperação da economia brasileira e travam a criação de empregos no curto prazo.

“O crédito fica mais caro penalizando o consumo e o investimento, e o peso das dívidas fica maior. A guerra na Ucrânia, lockdowns na China, juros crescentes no mundo todo (sobretudo nos EUA) deixam espaço aberto não apenas para ajustes adicionais na Selic quanto para ela permanecer elevada por mais tempo. Infelizmente, ao que tudo indica, vamos conviver por ainda um longo período com um cenário em que inflação e juros altos serão contemporâneos”, comentou o dirigente em nota.