BC norte-americano eleva juros em 0,75 ponto percentual, maior alta em quase 30 anos

Dólar | Foto: Marcos Santos / USP Imagens / CP

As estimativas de analistas do mercado financeiro se confirmaram. O Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, anunciou um aumento na taxa de juros daquele país em 0,75 ponto percentual nesta quarta-feira, 15, com o objetivo é conter o salto da inflação. Entretanto, a projeção da autoridade monetária é de desaceleração da economia e aumento do desemprego nos próximos meses.

Essa foi a maior alta desde 1994, e anunciada depois que dados recentes mostrarem o aumento da inflação, que atingiu 8,6% nos 12 meses encerrados em maio — o maior índice dos últimos 40 anos. “O comitê está fortemente comprometido em levar a inflação de volta a seu objetivo de 2%”, cita a nota do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) ao fim de dois dias de reunião de política monetária.

A decisão aumenta a taxa de juros de curto prazo a uma faixa entre 1,50% e 1,75%, e as autoridades do Fed projetaram reposição para 3,4% até o fim deste ano e a 3,8% em 2023. A política monetária mais rígida foi acompanhada de uma piora na perspectiva econômica feita pelo Fed, com projeção agora de que a economia desacelere a uma taxa de 1,7%, o desemprego suba a 3,7% até o fim do ano e chegue a 4,1% em 2024.