Setor de serviços no Brasil fecha abril com alta de 0,2%, aponta IBGE

Crédito: Shutterstock

O setor de serviços brasileiro apresentou uma alta de 0,2% em abril, na comparação com março. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é a segunda alta seguida, com ganho acumulado de 9,5% no ano.

O indicador acumula em 12 meses um recuo de 13,6% para 12,8% na passagem de março para abril, interrompendo trajetória de crescimento iniciada em fevereiro do ano passado. Na comparação com abril do ano passado, a alta verificada no setor foi de 9,4%, a 14ª taxa positiva nesta base de comparação. Com o desempenho de abril, o setor de serviços passou a operar 7,2% acima do período pré-pandemia.

O crescimento verificado em abril foi puxado por apenas duas das cinco grandes atividades do setor: informação e comunicação e serviços prestados às famílias – segunda taxa positiva para ambas. As outras três, porém, registraram queda. Por segmento, pela primeira vez o transporte de passageiros recuperou o nível que tinha em fevereiro de 2020, antes do início das medidas de isolamento social.