Porto Alegre começa a aplicar hoje terceira dose contra a Covid em adolescentes de 16 anos

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre começa a aplicar, na segunda-feira, a dose de reforço (terceira dose) contra a Covid-19 em adolescentes de 16 anos de idade. A imunização, que até então era restrita a pessoas acima de 17, vai estar disponível para quem recebeu a segunda dose (Coronavac ou Pfizer) pelo menos quatro meses antes – ou seja, até 14 de fevereiro.

Em Porto Alegre, um público de 12.921 adolescentes de 16 anos é considerado apto a receber o reforço. Durante a semana, a terceira dose já havia sido estendida a 13.120 pessoas da faixa de 17 anos, na quarta-feira.

A imunização ocorre no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde. Confira os endereços aqui. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.

A ampliação de público segue a orientação do Ministério da Saúde, que anunciou a dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos mediante a disponibilidade de estoques. Segundo o Vacinômetro, 73.240 jovens dessa faixa etária poderão receber a terceira dose na capital. O escalonamento se deve à falta de imunizantes para atender, simultaneamente, todo esse contingente.

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, podem ser usadas como reforço as vacinas da Pfizer e da Coronavac, de acordo com a disponibilidade de estoque em cada município.

50 anos

A Secretaria de Saúde também aguarda o envio de mais imunizantes para iniciar a aplicação da quarta dose em pessoas a partir de 50 anos em Porto Alegre. No momento, a aplicação segue disponível para pessoas a partir de 60 e imunocomprometidos a partir de 12.