Hepatite misteriosa: Brasil investiga 88 casos da doença

Casos, distribuídos por 17 estados, envolvem pessoas entre 3 meses e 16 anos de idade

Foto: Pixabay

O Ministério da Saúde investiga 88 casos da hepatite misteriosa, distribuídos por 17 estados do país. De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira, dos 140 casos notificados,46 foram descartados, três envolvem casos suspeitos e dois prováveis da doença. Até o momento, o país já registrou sete óbitos relacionados à hepatite – inflamação ainda considerada “misteriosa” por especialistas da saúde. Os óbitos foram reportados, segundo a pasta, em Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com o perfil dos casos em investigação pelo governo federal, idade mediana dos pacientes é de 6 anos (variando entre 3 meses e 16 anos). Pouco mais da metade dos pacientes (53%) são do sexo masculino. Os principais sintomas relatados incluem icterícia (pele amarelada), febre, vômito e dor abdominal.

O levantamento aponta ainda que 46 casos foram descartados desde que a doença começou a ser monitorada no Brasil. No mundo, são 749 casos notificados, 650 deles prováveis e 99 ainda em investigação em 33 países. Nove pessoas morreram até o momento.