Argentinos estão deixando de comer carne bovina, destaca entidade

Governo suspendeu temporariamente as exportações de carne bovina para a China Foto: Arquivo / Agência Brasil

Os argentinos estão comendo menos carne. Conforme dados da Bolsa de Comércio de Rosário (BCR), o consumo de carne bovina na Argentina atingiu em 2021 o nível mais baixo em 100 anos, caindo para uma média de 47,8 quilos anuais por habitante.  O comportamento tem relação direta com as condições socioeconômicas do país.

Para chegar ao valor, a BCR remonta a 1920 quando o consumo nacional despencou, atingindo o mínimo histórico de 46,9 quilos por habitante por ano, apenas um quilo abaixo do registrado em 2021.

O consumo de carne bovina já estava em declínio na dieta dos argentinos, uma vez que a média histórica de consumo foi de 73,4 quilos por habitante por ano entre 1914 e 2021, mas caiu para 54,5 quilos nos últimos cinco anos, segundo destacou a BCR.

A BCR afirma que o consumo de carne bovina diminuiu enquanto o consumo total de carne aumentou, o que explica a queda na participação: a carne bovina passou a representar 44% dos 109,4 quilos por habitante por ano de proteína animal, quando no início deste milênio representava entre 60% e 70%.

A entidade ressaltou ainda que as possibilidades de consumo na Argentina estão “notavelmente” condicionadas pelo patamar de produção dado em grande parte pelos níveis de estoque, já que os estoques de gado per capita estavam no menor valor histórico com 1,13 bovinos por habitante, ante o máximo de 2,29 bovinos per capita alcançado em 1977.

De acordo com a BCR, desde o início da década de 1970 os estoques na Argentina estão em uma faixa que vai de 50 milhões a 60 milhões de cabeças de gado, o que condiciona as possibilidades de produção nacional, em comparação com a população argentina que tem aumentado em ritmo constante.