Profissionais de saúde podem tomar a quarta dose contra a Covid a partir desta sexta em Porto Alegre

Estratégia prioriza trabalhadores da chamada "linha de frente" até que a cidade receba mais imunizantes

Foto: Alina Souza / CP

Porto Alegre começa, nesta sexta-feira, a aplicar a quarta dose contra a Covid-19 em profissionais de saúde da chamada “linha de frente”, ou seja, que atuem em hospitais, pronto-atendimentos e unidades básicas de saúde. A abertura de público se tornou possível porque a capital recebeu, nesta quinta, mais 25 mil doses do Ministério da Saúde. Os próprios serviços de saúde ficarão responsáveis pela vacinação dos trabalhadores.

Considerada o segundo reforço após o esquema completo, a quarta dose pode ser aplicada em profissionais imunizados pela terceira vez contra o coronavírus há mais de quatro meses. De acordo com o Ministério, podem ser utilizadas as vacinas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente.

A abertura para os demais profissionais de saúde depende da chegada de mais doses a Porto Alegre. A Secretaria Municipal da Saúde também aguarda o envio de mais imunizantes para iniciar a aplicação da quarta dose em pessoas a partir de 50 anos, já recomendada, desde a semana passada, pelo Ministério da Saúde. No momento, a aplicação segue disponível para pessoas a partir de 60 e imunocomprometidos a partir de 12.

Durante a semana, Porto Alegre começou, também, a vacinar com a terceira dose adolescentes de 17 anos que comprovem ter tomado as duas primeiras, com o registro na carteira de vacinação. O Ministério já recomendou que adolescentes acima de 12 também façam o reforço, que até então era garantido apenas a pessoas a partir de 18 anos, mas a prefeitura também depende do repasse de mais vacinas para expandir o público apto gradativamente.