Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha em Rosário do Sul

Foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão

Operação em Rosário do Sul. Foto: Divulgação PC/RS

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Rosário do Sul, deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a operação Mac, em combate à organização criminosa que atuava no tráfico de drogas e responsável por tentativas de homicídio e crimes de posse irregular e porte ilegal de arma de fogo.

Foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Rosário do Sul, São Leopoldo, São Marcos, no Presídio Estadual de Rosário do Sul, na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas e na Penitenciária Modulada Estadual de Osório. Dos presos na operação, onze já estavam recolhidos no sistema penitenciário gaúcho. Foram cumpridas ainda 23 ordens de bloqueio de valores de contas bancárias.

A operação foi batizada de MAC, pois a investigação, iniciada em fevereiro de 2021, comprovou que o fornecimento de drogas de Rosário do Sul era comandado por um homônimo do personagem MacGyver.

O líder da organização enviou, ao menos em duas ocasiões, criminosos do litoral e do Vale do Sinos para Rosário do Sul, onde atuavam sob coordenação do líder, armazenando, distribuindo drogas para outros traficantes e vendendo a usuários, além de realizarem cobranças de dívidas.

Em fevereiro do ano passado, um trio oriundo de Santo Antônio da Patrulha foi preso em flagrante pela Polícia Civil, dando início à investigação. Comprovou-se que o trio planejava matar ao menos duas pessoas, mas foi preso antes de concretizar os crimes.

Em janeiro de 2022, dois homens ligados ao grupo, oriundos de Caxias do Sul e São Leopoldo, foram presos em flagrante pela Brigada Militar após uma tentativa de homicídio decorrente de cobrança de dívidas do tráfico de drogas.

Também foi identificado que um traficante da Fronteira Oeste, que já foi removido ao Sistema Penitenciário Federal, era o padrinho do chefe da organização criminosa atuante em Rosário do Sul, fornecendo as drogas que depois eram enviadas à cidade.

A operação envolveu 34 policiais civis em Rosário do Sul, oriundos de Cacequi, Quaraí e Santana do Livramento, e contou com o apoio das DHPPs de Alvorada e São Leopoldo e da DP de São Marcos, além da SUSEPE, responsável pelo cumprimento dos mandados no sistema prisional, totalizando cerca de 70 agentes da Segurança Pública.