Estudo aponta que 40% da Geração Z usa canais digitais para saber onde investir

Crédito: Freepick

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em parceria com o Datafolha, sobre o Raio X do Investidor Brasileiro revela que as pessoas com idade entre 16 e 25 anos, a chamada Geração Z marca a virada definitiva das pessoas para os canais digitais financeiros.

Conforme o levantamento, 40% dos entrevistados da Geração Z usam canais digitais (como aplicativos de bancos e corretoras, sites de notícias, fóruns on-line e blogs) para buscar informações sobre investimentos. Entre os chamados Millenials (entre 26 e 40 anos), esse percentual fica em 32% e entre a Geração X (entre 41 e 60 anos) é o mais baixo, 22%.

A surpresa da pesquisa o Raio X do Investidor Brasileiro mostra que 4% dos investidores da Geração Z o deixam o dinheiro em casa, percentual que supera a quantidade daqueles que aplicam, por exemplo, em fundos ou em ações (ambos com 3%) e em títulos públicos ou privados (ambos com 2%).

A pesquisa da Anbima mostra que os bancos tradicionais ainda são a principal referência para a maioria dos investidores, independente da faixa etária. Os bancos tradicionais são citados por 45% dos entrevistados, em média, enquanto os bancos digitais são mencionados em média, por apenas 10% das pessoas ouvidas pela pesquisa.