Obras deixam quatro bairros sem água na região da Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Interrupção ocorreu às 9h; normalização deve acontecer durante a noite

Empresa deve estar apta a realizar testes de carga em meados de setembro. Foto: Luciano Lanes/PMPA

Os moradores dos bairros Anchieta, Humaitá, São João e Navegantes, na zona Norte de Porto Alegre, estão sem água nesta quarta-feira (8). A interrupção do abastecimento ocorreu às 9h, permitindo que os técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) falam a interligação de dois novos pontos da rede à tubulação existente.

A previsão é de que os serviços sejam normalizados à noite. A empresa responsável pelas obras de saneamento na região da Arena do Grêmio terá o contrato ampiado em três meses para viabilizar a continuidade do processo, uma vez que os testes de carga na rede que passa por baixo do leito da avenida Sertório estão previstos para setembro.

O empreendimento também provoca mudanças no trânsito. Segundo a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), o corredor de ônibus na avenida Sertório está bloqueado, nos dois sentidos, na altura do cruzamento com a rua Dona Sebastiana. A via, em sí, está bloqueada entre as ruas Dona Margarida e Augusto Severo, sentido bairro-Centro.

Reforço

A nova adutora terá 1.250 metros em ferro fundido de 500 milímetros de diâmetro e 270 metros de tubulação em polietileno de alta densidade (pead) de 560 milímetros. A tubulação irá reforçar o abastecimento na região do entorno da Arena do Grêmio, que registrou significativo crescimento populacional e imobiliário nos últimos anos.

As obras da nova adutora na 18 de novembro foram reativadas em 2020, depois de ficarem interrompidas por cerca de quatro anos devido aos contratempos da construção da trincheira da Ceará. O Dmae está investindo R$ 3,2 milhões em recursos próprios, e a execução é da terceirizada MGM Serviços Técnicos Ltda.