Secretaria da Saúde autoriza cidades gaúchas a reduzir idade da 4ª dose contra Covid-19

Para acelerar o processo, Estado distribui na sexta 500 mil doses da Pfizer

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quarta-feira (7), a redução da idade mínima para a aplicação da quarta dose de vacina contra a Covid-19. De acordo com a pasta, todos os municípios gaúchos estarão autorizados a aplicarem o segundo reforço do imunizante em adultos com mais de 50 anos a partir de amanhã.

A definição das faixas-etárias beneficiadas com a novidade cabe a cada municípios, uma vez que depende do estoque de vacinas disponível em cada cidade. Para acelerar o processo, o Estado vai distribuir na sexta 500 mil doses da Pfizer/BioNTech, que devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde ainda na quinta-feira.

A redução da idade mínima para a quarta dose foi recomendada pelo Governo Federal no último sábado. Conforme nota técnica, o reforço deve ser oferecido para quem já tomou a terceira dose há quatro meses, ou mais. Também serão beneficiados os profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente do atendimento à população.

Podem ser usadas as fórmulas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente. A recomendação considera o aumento da transmissão da Covid-19, com crescimento de casos graves, hospitalizações e óbitos, observados em locais em que as coberturas vacinais ainda não atingiram níveis adequados.