Covid-19: Porto Alegre começa a aplicar 3ª dose em adolescentes de 17 anos nesta quarta

Para o público de mais de 50 anos e profissionais da saúde, Prefeitura ainda trabalha para definir o esquema de distribuição

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Adolescentes de 17 anos poderão receber a terceira dose contra a Covid-19 em Porto Alegre, a partir desta quarta-feira. A imunização vai estar disponível para jovens vacinados com Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer até 8 de fevereiro, ou seja, há pelo menos quatro meses. Segundo o Vacinômetro, 73.240 jovens já podem receber a terceira dose na capital. Embora o governo estadual já tenha recomendado o reforço para adolescentes de 12 a 17 anos, a Secretaria Municipal da Saúde explica que, por conta do baixo estoque de doses, é necessário realizar escalonamento, com inclusão gradativa das outras idades.

A aplicação em jovens de 17 vai ocorrer no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde. Confira os endereços aqui. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.

A ampliação de público segue a orientação do Ministério da Saúde. De acordo com a nota técnica da Pasta, pode ser utilizada a vacina da Pfizer ou Coronavac nesse público, de acordo com a disponibilidade de estoque em cada município.

Mais cedo, o governo do Estado, que é responsável pela distribuição das vacinas, anunciou que nesta semana também passa a valer a ampliação do acesso à quarta dose contra a Covid-19 à população entre 50 e 59 anos e os profissionais de saúde de todas as idades. Para esse público, a prefeitura da capital ainda trabalha para definir o esquema de distribuição. Com isso, os postos seguem vacinando com a quarta-dose, em Porto Alegre, apenas pessoas de 60 anos ou mais.