Covid-19: RS define ampliação de oferta de quarta dose a partir desta terça-feira

Prefeitura de Porto Alegre também informou que aguarda envio de doses para iniciar aplicação

Foto: Guilherme Almeida/CP

Após o Ministério da Saúde recomendar, no fim de semana, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 50 anos, o governo do Rio Grande do Sul informou, nesta segunda-feira, que desde a publicação da nota técnica do por parte do Ministério, equipes técnicas vêm trabalhando junto aos municípios. “Amanhã deve ocorrer reunião da Comissão Intergestores Bipartite para pactuar entre Estado e municípios a ampliação do público da 4ª dose para +50 anos e profissionais de saúde”, cita o texto da Secretaria Estadual (SES).

A Pasta também segue no trabalho de coleta de informações sobre estoques de vacinas para oferecer a primeira dose de reforço (terceira dose) a adolescentes de 12 a 17 anos, também já recomendada pelo Ministério da Saúde.

A prefeitura de Porto Alegre informou que aguarda o envio de doses para iniciar a aplicação da quarta dose. A nota da Secretaria Municipal da Saúde reforça que a capital segue vacinando contra a doença pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos a partir de 12 anos, conforme orientação anterior.

Conforme informou o Ministério da Saúde no último sábado, a quarta dose deve ser aplicada em quem já tomou a terceira há mais de quatro meses, especialmente, trabalhadores acima dos 50 anos que estejam na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Segundo a nota técnica, a recomendação considera o aumento da transmissão da Covid-19, com crescimento de casos graves, hospitalizações e óbitos, observados principalmente em locais em que as coberturas vacinais não atingiram níveis adequados.