Comissão de Ética arquiva denúncia de assédio moral contra presidente do Inep

Em nota, Instituto informou que o arquivamento, definido em 31 de maio, se deu por "ausência de materialidade"

Danilo Dupas, presidente do INEP | Foto: Inep/Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta segunda-feira, que a Comissão de Ética Pública (Cep) do governo federal arquivou o processo ético aberto para investigar as denúncias contra o presidente do instituto, Danilo Dupas, acusado de assédio moral e supostos desvios éticos no órgão, ligado ao Ministério da Educação (Mec).

O arquivamento na Cep ocorreu, segundo o Inep, por “ausência de materialidade”. O órgão ainda esclareceu que o arquivamento da investigação ocorreu em reunião da Cep ainda em 31 de maio.

Entenda o caso
A crise que atingiu o Inep levou a uma debandada de servidores da autarquia, pouco dias antes da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ano passado.

Na época, 33 funcionários pediram demissão – 28 deles ligados à realização do Enem. Em carta, eles alegaram “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima” do Inep. Também mencionaram episódios de assédio moral que envolviam o presidente do Instituto, Danilo Dupas.