Porto Alegre: Prefeitura estuda integralizar reajuste de 10,06% dos municipários na próxima folha

Comissão de negociação apresentou alternativa durante reunião com representantes do Sindicato dos Municipários, nesta sexta-feira

Foto: Alex Rocha/Prefeitura de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre segue em busca de um acordo em relação ao reajuste salarial com os servidores públicos do município. Nesta sexta-feira, a comissão de negociação esteve reunida com a diretoria do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). Durante o encontro, realizado no Paço Municipal, a Prefeitura voltou a relatar dificuldades financeiras para chegar aos 14,79%, propostos em Assembleia Geral pela categoria.

Segundo o Simpa, esse índice, que é relativo aos primeiros 16 meses da gestão atual, pode ser negociado em dois cenários de parcelamento: um deles prevendo correção de 5,83%, em maio, e 4,29%, em novembro, e outro duas vezes iguais, de 5,06% em maio e em novembro. A conta dos municipários já considera os 4% que foram pagos na folha de abril.

No entanto, a prefeitura trabalha com a manutenção do reajuste de 10,06% – índice enviado à categoria no dia 10 de maio -, com a integralização dos 5,83% restantes na próxima folha. Inicialmente, a prefeitura queria dividir todo o percentual em três parcelas: além dos 4% já quitados, mais 3% em julho e o saldo em novembro.

O diretor-geral do Simpa, João Ezequiel da Silva, avaliou o encontro como “respeitoso, apesar de ser um debate duro por conta do tema”. Para ele, o município está em condições de chegar ao percentual solicitado. Agora, o sindicato entra em compasso de espera, pelo menos até o período entre 10 e 13 de junho, quando há previsão de ser realizado um novo encontro entre as partes. Após, a tendência é de que uma nova assembleia geral da categoria seja convocada.

Além do reajuste salarial, os municipários apresentaram outras reivindicações, como o reconhecimento das perdas salariais desde 2016 e o compromisso do governo de fazer, em 2023 e 2024, a reposição da inflação pelo IPCA respeitando as datas-bases previstas em lei.

13° salário

A prefeitura de Porto Alegre deve confirmar na próxima semana se vai antecipar 50% do 13º salário dos servidores. Nos últimos anos, a prefeitura pagou o benefício em parcela única. O pagamento de 2019 ocorreu no começo do ano seguinte. Já os valores referentes a 2020 e 2021 foram pagos integralmente até 20 de dezembro. Antes disso, em anos como 2017 e 2018 houve o parcelamento do 13º em dez vezes.