Polícia deflagra nova fase de operação contra quadrilha que usa guinchos para furtar veículos

Ao menos quatro estão na mira das autoridades desde agosto de 2021

Parte das ações foram flagrados por câmeras de segurança. Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira (3), a segunda fase da Operação Guincho 155 – força-tarefa que visa a desarticulação de uma quadrilha que usa serviços de guinchos para furtar veículos em Porto Alegre. Foram cumpridas quatro medidas cautelares de busca e apreensão nos bairros Hípica, Restinga e Lomba do Pinheiro, todos na Capital.

A investigação aponta indícios da prática dos crimes de furto qualificado de veículos, associação criminosa, receptação de carros furtados e adulteração de sinais identificadores. Desta vez, os crimes foram cometidos nos bairros Higienópolis, Camaquã, Partenon, Vila Ipiranga e Ipanema. Parte deles foi flagrada por câmeras de segurança.

Uma ocorrência registrada em Gravataí, envolvendo um automóvel Fiat Doblo, também é atribuída à quadrilha. O grupo está na mira da polícia desde agosto de 2021. Ao menos quatro são investigados – incluindo um guincheiro, que executa a parte operacional do esquema. Os furtos costumam acontecer em plena luz do dia.

Atuação

Após escolherem o automóvel estacionado em via pública, os investigados fingem que estão guinchando o veículo por solicitação do proprietário, quando na verdade subtraíam o bem e o carregavam até um local pré-determinado, para lá ser desmanchado ou clonado. Pelo menos seis ocorrências do tipo já foram registradas na Polícia Civil.