O Dia dos Namorados deverá deixar R$ 163 milhões nos cofres do comércio de Porto Alegre, um crescimento de 15% na comparação com a mesma data de 2021, quando chegou a R$ 142 milhões. A informação faz parte de pesquisa organizada pelo Sindilojas Porto Alegre com consumidores da Capital, com um ticket médio próximo dos R$ 204 e o gasto médio por pessoa nos R$ 248.
A pesquisa identificou que restaurantes, hotéis e motéis devem atrair o maior valor gasto para a data. A sondagem revelou queda de 68,6% para 60% na intenção de comemorar em casa e o aumento de 17,7% para 27,4% em relação a quem pretende almoçar ou jantar fora.
A procura por hotéis/motéis também deve crescer, de 4% para 10,9%. A intenção de presentear com almoço ou jantar apareceu no terceiro lugar das respostas, com 12,3%. E os porto-alegrenses que pretendem viajar, de acordo com a sondagem, correspondem a 3,1%.
Quem pretende presentear com produtos deverá buscar por itens tradicionais: roupas (26,6%), perfumes/cosméticos/produtos de higiene (18,9%), flores (11,1%) e/ou chocolate (7,7%). Nessa lista, o destaque ficou por conta da queda na intenção de compra de eletroportáteis, que este ano apareceu com apenas 1,4%, diferença de 3.2 pontos percentuais para os 4,6% verificados em 2021.
Os indecisos, que ainda não sabem o que vão comprar, somam 12,3%, o que corresponde a 6.9 pontos percentuais a mais que no mesmo período do ano passado. Os casais parecem estar bem alinhados, já que as respostas sobre o que pretendem comprar vão ao encontro do que os presenteados gostariam de ganhar.
Conforme o levantamento o comércio de rua deverá receber 47,7% do volume de pessoas que vão comprar na data. Em 2021, esse dado correspondeu a 34,3%. As lojas de shopping devem ser a escolha de 44,6% dos consumidores, leve queda comparada ao ano passado, quando esses lugares foram a escolha de 49,4% dos compradores. As compras via e-commerce (internet ou redes sociais) deverão ser menores desta vez, com 15,4% das intenções para 30,9% em 2021.
Em relação ao meio de pagamento, a pesquisa identificou que as pessoas que pretendem comprar parcelado correspondem a uma parcela menor este ano: 19,1% deverá usar o cartão de crédito parcelado. No Dia dos Namorados passado 31,4% manifestaram essa opção. As compras à vista em dinheiro devem somar 37,7% e no cartão de débito 27,4%. O cartão de crédito em uma vez deverá ser a escolha de 13,7% dos consumidores da Capital, mesmo percentual de quem deverá utilizar o Pix à vista. Compras a prazo no cartão da loja/crediário deverão corresponder a 4%, à vista no cheque a 0,3%, percentual igual ao de quem pretende usar o Pix parcelado.