Enem 2022 registra 3,3 milhões de inscritos confirmados no exame

Aumento em relação a 2021 chega a 11,6%; total equivale às versões impressa e digital

Para saber o resultado, o candidato deve acessar a Página do Participante. Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira, um balanço com o número de inscrições confirmadas nas modalidades impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022: 3.396.597.

O aumento chega a 11,6% em relação a 2021, quando foram registradas 3.040.908 confirmações. O total abrange as duas versões do exame (impressa e digital). Desses participantes, 59,72% ficaram isentos da taxa de inscrição enquanto 40,28% pagaram.

Dos inscritos, 3.331.531 farão a prova na versão em papel e 65.066 em computador. O Inep aplica as provas das duas versões nos dias 13 e 20 de novembro. Quem solicitou atendimento especializado pode conferir a resposta ao pedido a partir da próxima terça-feira.

No mesmo dia, começa o período de recurso para os participantes que tiveram as solicitação negada. Já quem deseja ter tratamento por nome social pode fazer a solicitação entre os dias 23 e 28 de junho.

Pelo Twitter, o ministro da Educação, Victor Godoy, lembrou que o MEC e o Inep anteciparam a publicação dos cronogramas do exame nacional.

Enem
O Enem tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas se valem do Enem para selecionar estudantes.

Os resultados individuais também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas com convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.