Após abrigar 65 pessoas no Tesourinha, Prefeitura da Capital vai avaliar continuidade do acolhimento

Rede de acolhimento permanente atendeu ainda 350 moradores em situação de rua em pousadas e 173 nos albergues

Foto: Fabiano do Amaral/CP

O Ginásio Tesourinha, localizado no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, acolheu 65 pessoas em situação de rua na madrugada desta quinta-feira. Essa foi a segunda ação realizada nesta semana em razão da nova onda de frio que atinge o Estado. A Operação Inverno começa oficialmente no sábado, mas ações já estão sendo desenvolvidas pela prefeitura.

Na noite entre terça-feira e quarta-feira, 52 pessoas em situação de rua foram abrigadas no Tesourinha. Duas refeições foram oferecidas no complexo esportivo: jantar e café da manhã. O local também ofereceu banho quente e um “espaço pet”, para que os moradores não tivessem que se separar dos animais de estimação. Por conta da alta demanda, a prefeitura de Porto Alegre irá avaliar ainda na manhã desta quinta-feira a continuidade do serviço para os próximos dias.

A rede de acolhimento permanente, que tem 590 vagas em albergues e pousadas, também operou durante a madrugada passada. Foram, ao todo, 588 atendimentos, sendo 350 em pousadas e 173 nos albergues. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) pede doações de materiais de higiene pessoal, papel higiênico e insumos.