Imposto de Renda 2022: 2 milhões de declarações entregues já caíram na malha fina

Imposto de Renda 2022: 2 milhões de declarações entregues já caíram na malha fina

Foto: Agencia Senado / CP Memória

O número de declarações do Imposto de Renda 2022 entregues até as 16h desta terça-feira chegou a 34,5 milhões, recorde de documentos recebidos, o que superou a expectativa da Receita Federal, que era de 34,1 milhões. Com isso, a projeção passou para 36,5 milhões. O prazo de entrega termina hoje, às 23h59min. No Rio Grande do Sul, o total de declarações também superou em 60 mil, até esse mesmo horário, o volume esperado de 2,4 milhões.

Do total nacional, 2.015.962 documentos já caíram na malha fina, ou seja, ficaram retidas sob análise do Fisco. Em 40% dos casos, o motivo é omissão de rendimento, quando uma fonte pagadora passou informação não incluída na declaração ou quando o rendimento do dependente não é colocado. Em segundo lugar, vem as despesas médicas, com 21%, e, por último, declarações que não conferem com o valor da fonte pagadora, com 18%.

O número de declarações retidas dobrou neste ano em relação a 2021, quando foram registradas 890 mil na malha fina. A Receita orienta os contribuintes a consultar o extrato e corrigir a declaração antes do início do procedimento fiscal. Esse procedimento deve começar a partir do ano que vem. O quanto antes o contribuinte conseguir se regularizar e retificar a declaração, menos multa ele paga. Em 2021, foram arrecadados em multas R$ 2,4 bilhões.

Os contribuintes terão a possibilidade de obter o extrato de processamento do Imposto de Renda, onde podem ver as pendências e fazer as correções até o mês de dezembro. Essa fase precede a fase de intimações, a partir do ano que vem.