Porto Alegre define nesta semana sobre abertura de tendas para atender síndromes respiratórias

Prefeito Sebastião Melo afirmou que o cenário atual da pandemia está sob controle na Capital

Procura por testes vem aumentando na Capital | Foto: Matheus Piccini / Divulgação

Diante do aumento de casos envolvendo pacientes com síndromes respiratórias, a prefeitura de Porto Alegre avalia a abertura de novas tendas para atender o crescimento da demanda. Uma reunião entre o prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, nesta semana, deve definir pela instalação de novos locais de atendimento na capital.

Após reunião nesta segunda-feira na Câmara de Vereadores, Melo afirmou que o cenário atual da pandemia está sob controle e que a cidade está preparada para enfrentar um possível aumento de casos da doença. “Claro que tem mais casos (de Covid-19), mas a cidade está totalmente sob controle, a rede (de saúde) está funcionando bem”, garante.

“Se for necessário, vamos fazer (instalação das tendas). Essa é uma avaliação que estão fazendo. Todo dia a gente conversa sobre isso e as decisões vão ser tomadas ao longo da semana”, completou.

Mudanças em protocolos de prevenção à covid-19

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Porto Alegre atualizou anexos dos decretos 20.747 e 20.889, sobre a prevenção de surtos e cuidados em relação à Covid-19 em instituições de ensino e as normas para servidores ou empregados públicos com suspeita ou confirmação da doença. Os documentos foram publicados no decreto 21.506, em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

A principal mudança nas instituições de ensino se refere aos surtos de Covid. No momento em que forem registrados três casos positivos e simultâneos em sala de aula, a escola pode suspender as aulas por dez dias a partir do comparecimento do último paciente com caso positivo. O outra opção é manter as atividades da turma em sala de aula mediante afastamento de todos os alunos sintomáticos e testagem de todos os contatos próximos dos casos positivos, permanecendo somente os que apresentarem resultado do teste negativo ou não reagente.

Além disso, o município indica que, para diminuir o risco de transmissão do vírus nas escolas, é recomendado que os ambientes, como salas de aulas, refeitórios, sejam mantidos com ventilação direta.