Cheia de rios bloqueia pontes entre cidades da Serra gaúcha

Pontes entre Cotiporã e Bento Gonçalves e entre Cotiporã e Dois Lajeados estão submersas

Foto: Nair Storti / Reprodução Facebook Prefeitura de Cotiporã

A forte chuva que atingiu as regiões da Serra e Norte do Estado, nesse final de semana, causou elevação e transbordamento dos rios da região. Devido ao grande volume de água das últimas horas, as pontes entre Cotiporã e Bento Gonçalves e entre Cotiporã e Dois Lajeados estão submersas. O Rio das Antas e o Rio Carreiro estão em elevação e bloqueiam os acessos das cidades.

A ponte faz a ligação de uma estrada intermunicipal com a ERS 431, em Bento Gonçalves. A alternativa para quem quer sair ou chegar em Cotiporã é seguir pela BR 470 até Veranópolis e depois acessar a ERS 359 até Cotiporã. A ponte sobre o rio Carreiro, entre Cotiporã e Dois Lajeados, também está com acesso interrompido devido ao grande volume de chuvas registrado nas últimas horas. A liberação do tráfego nas pontes está condicionada a melhora nas condições climáticas.

O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Passuch, informou que as duas balsas que fazem a travessia do rio das Antas, entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua, e no rio da Prata, entre Nova Roma do Sul e Veranópolis, estão com o serviço interrompido devido ao aumento do nível das águas em função das chuvas das últimas horas.

As chuvas também causaram estragos na região Norte do Rio Grande do Sul. Em algumas cidades, as precipitações alcançaram 200 milímetros durante o final de semana. Em Seberi, a prefeitura informou que as estradas, em especial no interior do município, não tem condições de trafegabilidade.

Por conta disso, as aulas nas escolas municipais foram suspensas nesta segunda e terça-feira. O transporte escolar está prejudicado. Já o atendimento nas creches segue mantido. Uma avaliação mais detalhada dos estragos será feita nos próximos dias pelo executivo municipal junto à Defesa Civil.