Caixa libera saque de R$ 1 mil do saldo do FGTS para trabalhadores desempregados

Foto: Alina Souza / CP Memória

A Caixa Econômica Federal está liberando saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de até R$ 1 mil para trabalhadores desempregados e que possuem saldo em contas ativa e inativas do fundo. Os valores podem ser retirados por quem está trabalhando e, também, por quem está desempregado. Conforme o banco, são mais de 40 milhões de pessoas em todo o país que poderão retirar o dinheiro.

A regra para liberação do valor é que o cidadão tenha saldo em contas ativas ou inativas do FGTS. Isso vale tanto para quem está empregado como para quem está desempregado.

Também há outros requisitos como não ter solicitado saque-aniversário, além de seguir o calendário de nascimento do trabalhador. Para saber se receberá automaticamente o dinheiro ou se precisará pedir o saque, o trabalhador deve fazer uma consulta. O processo pode ser feito tanto no site do FGTS quanto no aplicativo FGTS (disponível para sistemas operacionais Android e iOS).

O site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.