Número de mortos em razão da chuva chega a 30 no Grande Recife

Pernambuco é atingido por chuvas fortes desde o começo da semana e registra alagamentos e destruição

Moradores filmaram deslizamento em Olinda. Foto: Reprodução/Twitter

A Defesa Civil de Pernambuco confirmou que 30 pessoas morreram em deslizamentos de terra na região de Recife em razão das fortes chuvas que atingem a capital e o entorno. A estimativa é de que 32 mil pessoas vivam em áreas de risco na Grande Recife. A tempestade, que se intensificou nessa sexta-feira, ficou ainda mais severa neste sábado, alagando ruas, invadindo casas e deixando pessoas ilhadas, a pé e de carro.

De acordo com a assessoria da Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário, que administra hospitais e unidades de pronto atendimento na capital pernambucana, só na Unidade de Pronto Atendimento de Ibura, foram confirmadas 20 mortes, incluindo 14 adultos e seis crianças, em um mesmo deslizamento de terra, na comunidade de Monteverde. Na UPA de Curado, mais dois óbitos foram confirmados, de bebês de 1 e 2 anos de idade, em ocorrências diferentes. Os outros 11 óbitos ocorreram nas últimas 24 horas em Olinda (4), Jaboatão dos Guararapes (1) e Camaragibe (3).

O acúmulo de água na pista gerou o fechamento do Aeroporto de Recife. No centro da cidade, ruas alagadas pararam o trânsito.

Na periferia ocorreram as maiores perdas, com deslocamentos derrubando casas e soterrando pessoas. A previsão é de que a quantidade de água aumente ainda mais até o fim do dia.

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), determinou a abertura de escolas para a população desabrigada, que já se aproxima de mil pessoas.