Medidas contra o avanço da Covid-19 são discutidas no Sul do RS

Ação se deve a taxa de transmissão de Covid-19 que voltou a crescer na região

Foto: Guilherme Almeida/CP

Representantes dos 22 municípios da Zona Sul voltaram a se reunir em função do crescimento na contaminação por coronavírus na região. Depois de três meses de estabilidade, a taxa de transmissão do vírus voltou a romper o que era considerado pelas autoridades como teto de segurança. Com ele, houve também aumento de testes positivos e alta nas internações, dando indícios de que uma quarta onda de casos pode estar prestes a ocorrer, segundo relataram os epidemiologistas da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, durante a reunião realizada na tarde dessa quinta-feira com os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul)e o Comitê Técnico Regional de Enfrentamento à Pandemia.

Entre os encaminhamentos ficou definido que a Azonasul solicitará a liberação, junto ao governo estadual, para a aplicação da quarta dose nos profissionais de saúde da região. O Comitê Técnico também emitirá um parecer para recomendar a utilização de máscaras em ambientes fechados. “Não é um decreto. Ainda não é uma obrigatoriedade. Mas, sim, um pedido de conscientização à população. Estamos observando o crescimento de casos e um cenário muito parecido com o início da pandemia”, disse o vice-presidente da Azonasul e prefeito do Chuí, Marco Antônio Barbosa, que coordenou a reunião.

Foi anunciado, ainda, o retorno do panorama regional, trabalho executado pela assessoria técnica da Azonasul para a contagem semanal de casos e cenário geral dentro dos 22 municípios. “É um termômetro eficiente, que ajuda gestores a nortearem ações de enfrentamento”, ponderou o prefeito.

Atenta ao cenário, especialmente ao número de ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) Covid na R21 Pelotas, a prefeita Paula Mascarenhas, sugeriu o diálogo, neste primeiro momento, com entidades empresariais por meio das organizações Aliança Pelotas e Aliança Rio Grande, solicitando apoio na retomada do uso de máscaras em ambientes laborais e na atenção aos funcionários com sintomas gripais para evitar o aumento de contágios dentro das empresas.

Serão retomados os encontros do Comitê Técnico que deverá deliberar medidas coletivas urgentes para conter o novo avanço de casos. Foi solicitado que a secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, passe a coordenar o Comitê, em substituição ao ex-prefeito de Jaguarão, Fávio Tellis, que renunciou ao cargo para disputar as eleições deste ano. A nova coordenação antecipou que dará continuidade às ações e deverá desencadear formato de trabalho em parceria com a Equipe Técnica da Azonasul.