Confiança do consumidor cai 3,1 pontos em maio, aponta FGV

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A confiança do consumidor apresentou uma queda de 3,1 pontos em maio. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou em 75,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,8 ponto.

Em nota, a fundação argumenta que os últimos resultados da confiança do consumidor mostram que, apesar da melhora da pandemia e do pacote de incentivos para alívio da pressão financeira das famílias, a inflação e a dificuldade de obter emprego continuam impactando negativamente as famílias, principalmente as de menor renda.

‘Além disso, há uma preocupação com as perspectivas futuras que serão afetadas por um ano eleitoral que promete ser bastante acirrado. O cenário para os próximos meses não sinaliza uma tendência clara de recuperação, principalmente diante dos desafios expostos”, avaliou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em maio, o Índice de Situação Atual (ISA) permaneceu estável em 69,1 pontos. O Índice de Expectativas (IE) encolheu 5,1 pontos, para 81,0 pontos. A percepção dos consumidores sobre a situação econômica atual caiu 0,2 ponto, para 76,2 pontos, enquanto o item que mede a situação financeira familiar subiu 0,2 ponto, para 62,6 pontos. Os dois componentes estão em patamares considerados baixos em termos históricos, ressaltou a FGV.