Autoridades comemoram inauguração da nova pista do Aeroporto Salgado Filho

Terminal, operado pela Fraport, já pode receber aeronaves mais pesadas

Com a ampliação de 920 metros, a pista do Salgado Filho passa a ter 3,2 km de extensão. Foto: Rádio Guaíba

A pista ampliada do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que está em funcionamento deste a semana passada na zona Norte de Porto Alegre, foi oficialmente inaugurada nesta quarta-feira (25). O evento, promovido pela Fraport Brasil, empresa que administra o terminal, contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais.

O clima foi de comemoração em razão do fim das obras, que levaram quatro anos para serem entregues. A demora foi causada, principalmente, pela complexidade da negociação que envolveu o reassentamento de 1.011 famílias que viviam às margens da antiga cabeceira da pista, nas vilas Nazaré e Dique.

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, destacou que a inauguração representa um potencial ganho econômico para o Estado. “Somente 5% das exportações da indústria gaúcha sai pelo Salgado Filho. O restante vai por vias rodoviárias até São Paulo, para lá embarcar. Este era um pleito de mais de 20 anos”, comemora.

Com a ampliação de 920 metros, a pista do Salgado Filho passa a ter 3,2 km de extensão. A novidade faz com que o aeroporto se torne capaz de receber voos mais pesados – o que significa a viabilidade de viagens mais longas, sem escalas. Também é possível colocar mais carga nas aeronaves, tornando o terminal mais atrativo para exportadores.

“Temos agora um aeroporto de padrão internacional, operado por uma empresa global, que trás a expertise alemã ao Brasil. Temos construtoras que fizeram um trabalho que virou referência mundial. Ver um Airbus A330-900 pousando aqui, voando sem restrições, nos enche de orgulho”, ressalta o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

Cancelas

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, usou o seu discurso para dar sugestões à Fraport. O político afirmou que considera apropriada a instalação de cancelas na entrada do complexo, para reduzir o tempo de permanência dos veículos na área de embarque e desembarque. Entretanto, quer que os ônibus tenham um tratamento diferenciado.

“Temos que dar uma olhada no entorno do aeroporto para não termos um trânsito que prejudique o funcionamento. Talvez os ônibus que circulam lá dentro precisem de um tratamento diferenciado, para não trancar a entrada. Quem chega e quem sai quer rapidez”, opina o emedebista.

Já a CEO da concessionária alemã no Brasil, Andreea Paal, reiterou o fato da aviação civil estar se recuperando após uma grave crise decorrente da Covid-19. “Deveremos atingir, no primeiro trimestre de 2023, os níveis de movimentação de 2019. Ainda aguardamos a chegada às perspectivas feitas antes da pandemia”, reforça.

Características

Entre as aeronaves que podem utilizar a nova pista do Salgado Filho, estão os modelos B777-300ER (11.120 km de autonomia e 300 toneladas de peso máximo de decolagem), B747-400 (13.450 km de autonomia e 397 toneladas) e B787-900 (13.950 km de autonomia e 253 toneladas), todos da Boeing, e o A330-900 (13.334 km de autonomia e 251 toneladas), da Airbus.

Em abril, a Fraport Brasil recebeu do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) a homologação dos equipamentos de auxílio às operações de pouso e decolagem. Entre eles, está o Instrument Landing System (ILS), que permite pouso com menor visibilidade, com em dias de chuva ou nevoeiro. Conforme a empresa, o sistema exige visibilidade horizontal maior que 300m e vertical maior que 30,5m.

As últimas adequações das sinalizações horizontais e luminosas de eixo e borda de pista foram realizadas na véspera do início das operações. Com a liberação da área da Vila Nazaré, foi instalado um muro perimetral e feita a supressão vegetal da área. O local passou por duas etapas de limpeza, com a retirada de 28.388 toneladas de dejetos ao custo de R$ 4.774.506.