Vídeo: em sessão, Aras bate boca com procurador no MPF

Confusão ocorreu durante encontro do conselho superior do órgão, nesta terça-feira; reunião era transmitida on-line

Procurador-geral da República, Augusto Aras, se levanta da cadeira. Foto: CSMPF/Reprodução

Durante a sessão desta terça-feira do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), o procurador-geral da República, Augusto Aras, se envolveu em uma discussão com outro procurador. O chefe do MPF chega a se levantar da cadeira e aparentemente parte para cima do colega. Nesse momento, a imagem é cortada.

Veja o vídeo:

O bate-boca teve início depois de Aras reclamar de ter sido interrompido durante a fala. “Eu só não posso admitir aqui essa bagunça do colega”, disse Aras. Ele se referiu ao subprocurador-geral Nívio de Freitas Silva Filho. “Eu gostaria que vossa excelência respeitasse a direção dos trabalhos. O conselheiro Nicolao [Dino] está falando e eu estou ouvindo”, completou Aras.

Em seguida, Nívio rebate: “Se vossa excelência quer respeito, se dê ao respeito também”. Aras então sobe o tom e fala que o colega não merece respeito. “Vossa excelência não é digno de respeito”, afirmou o procurador-geral.

Em seguida, ambos sobem o tom de voz e Aras bate na mesa e se levanta, aparentemente com a intenção de ir para cima do colega de conselho. Outros procuradores também se movem e um dos seguranças aparece correndo para o canto da sala. A imagem é cortada, mas o áudio permanece e é possível ouvir a corregedora do MPF determinando que todos voltem aos lugares.

Aras presidia a sessão e discutia a eleição de membros para as Câmaras de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, órgãos responsáveis pela orientação de áreas como combate à corrupção e direitos indígenas, por exempo. A discussão começou porque um aliado de Aras, Joaquim Barros Dias, não havia se inscrito no edital para uma vaga na 4ª Câmara de Coordenação e Revisão. Aras defendeu que isso não impedia a votação em Dias, mas outros subprocuradores discordaram. Isso deu início ao bate-boca.