Joe Biden lamenta tiroteio com 21 mortos em escola no Texas

Suspeito era adolescente e vivia no local

Foto: Reprodução/Twitter

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lamentou o ataque à escola primária de Uvalde, no Texas, que deixou 21 pessoas mortas, incluindo 18 crianças e o autor dos disparos, nesta terça-feira. “Suas orações estão com as famílias impactadas por este evento horrível”, declarou a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

Ainda segundo a Casa Branca, Biden deve conceder uma coletiva de imprensa na noite desta terça para falar sobre o ataque na Escola Primária Robb, creditado ao jovem Salvador Ramos, de 18 anos, que antes de sair de casa atirou contra a própria avó.

Segundo informações do governador do Texas, Greg Abbott, Salvador usou uma pistola e, possivelmente, um rifle durante o ataque. O autor dos disparos morreu no local após confronto com a polícia de Uvalde. Ainda de acordo com Abbott, ele vivia no local.

Mais cedo, a polícia tinha informado que suspeito havia sido levado sob custódia depois do ataque, que começou por volta do meio-dia na escola fundamental Robb de Uvalde, pequena cidade a apenas uma hora de distância de San Antonio.

Liberação de armas levou a onda nacional de violência

Apesar das reiteradas mortes decorrentes de ataques armados e de uma onda nacional de violência provocada por armas de fogo, múltiplas iniciativas para reformar as regulamentações sobre as armas fracassaram no Congresso americano, deixando aos legislativos locais e estaduais a responsabilidade de aprovar as próprias restrições.

Em 2020, os Estados Unidos registraram 19.350 homicídios com armas de fogo, 35% a mais do que em 2019, segundo os dados mais recentes do Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC).

*Com informações da Agência France Presse (AFP)

*Atualizada às 21h30min, em função do aumento do número de mortes