Feira Brasileira do Varejo abre oficialmente com expectativa de atrair 8 mil pessoas em Porto Alegre

Maior evento varejista do país se baseia em pilares como moda, tecnologia, conhecimento, soluções e networking

Foto: Matheus Piccini/Correio do Povo

Aberta oficialmente na noite desta terça-feira, a 9ª Feira Brasileira do Varejo (FBV) espera circulação de pelo menos oito mil pessoas nos estandes do Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, até a quinta-feira. Conforme o presidente do Sindilojas Porto Alegre,  Arcione Piva, o maior evento varejista do país se baseia em pilares como moda, tecnologia, conhecimento e soluções. “Talvez o mais importante neste momento é o networking. As pessoas estão se abraçando, se cumprimentando, querendo conversar umas com as outras, olhar olho no olho”, explicou Piva.

A última edição em modelo presencial ocorreu em 2019, quando foram fechados cerca de R$ 9 milhões em negócios. Três anos depois, a previsão é de, pelo menos, alcançar o mesmo montante. Para o presidente do Sindilojas, organizador da feira, a recuperação do setor em razão da pandemia está acelerada e o frio que chegou mais cedo ao Rio Grande do Sul auxilia na maior movimentação em vendas. “O que a gente tem conversado com todos os empreendedores desses segmentos é que, de fato, a pandemia ficou pra trás”, disse.

Dona de uma marca de roupas focada no conforto feminino, Beatriz Job integra um movimento de moda autoral gaúcha. Ela encontrou no evento uma forma de dar visibilidade ao trabalho e ampliar o alcance. “As pessoas precisam conhecer que existem marcas autorais gaúchas. Então eu acho que a feira não poderia ser melhor. Tem estudantes, universitários, lojistas. É um lugar perfeito para a gente estar”, comentou a empreendedora.

A programação completa, incluindo 40 palestras e o Congresso Brasileiro do Varejo, pode ser conferida no site do evento. A feira segue, até quinta-feira, no Centro de Eventos da Fiergs, sempre das 13h às 21h.