Grêmio ganha tempo para explorar alternativas do grupo

Compromisso pela Recopa Gaúcha pode ser oportunidade para jogadores como Thiago Santos, que está sem espaço no time titular de Roger Machado

Grêmio ganha tempo para explorar alternativas do grupo | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

De maneira breve, o Grêmio deixa de lado os dramas da Série B e respira novos ares neste início de semana em sua preparação para a Recopa Gaúcha. Nesta terça, às 19h, no estádio Altos da Glória, o Tricolor enfrenta o dono da casa, o Glória de Vacaria. Na final única, o Tricolor busca o seu tricampeonato da jovem competição, que é disputada desde 2014. Apesar de ser encarada sem prioridade pelo clube, a partida é uma oportunidade para Roger Machado conseguir explorar novas perspectiva de jogo. Isso porque a ideia do Grêmio é utilizar jogadores que não vêm ganhando oportunidades. O treinador terá a possibilidade de montar uma equipe alternativa, com estes suplentes e também jovens do transição.

Um destes, que deverá ser titular contra o time da Serra, é o volante Thiago Santos. O jogador perdeu prestígio e vaga na equipe principal desde a reta final do Campeonato Gaúcho. Porém, devido aos recentes tropeços do time na Série B, que além de não vencer, também não tem apresentado um bom futebol, o camisa 5 acaba renascendo como oportunidade. Essa será a primeira vez que ele entrará em campo depois do Gauchão, já que ainda não foi utilizado na Série B. No treino do último sábado, o volante chegou a sair mais cedo por conta de uma pancada no joelho, em uma jogada com Benítez.

Porém, participou normalmente do trabalho de ontem e não preocupa para a viagem a Vacaria. Neste ano, o primeiro volante tem 10 partidas pela equipe, nove no Gauchão e uma na Copa do Brasil, sem gols ou assistências. Outra novidade, esta aguardada pelos orcedores, é o possível retorno de Kannemann ao campo para o jogo de amanhã. O zagueiro ainda não atuou em 2022, em razão da sua recuperação na cirurgia do quadril. Nas últimas semanas, voltou a trabalhar normalmente com bola, destacando-se nos treinamentos pela entrega – algo característico do argentino.

Ao seu lado na zaga, o jovem Natã, destaque no Gauchão com o Aimoré, deve ser titular. Edílson, que se recupera da lesão na coxa, e não atua desde a segunda rodada da B, pode aparecer na lateral direita. Contudo, assim como no time titular, ainda é dúvida. Se continuar ausente, mais uma vez Rodrigues permanecerá na vaga. Thiago Rosa deve enfim ganhar a oportunidade no lado esquerdo. O contestado Benítez pode receber nova chance no meiocampo. Sarará e Campaz devem compor o ataque, tendo Elkeson como centroavante.