A Noite dos Museus foi um sucesso, atraindo centenas de pessoas em atrações espalhadas pelos espaços culturais da cidade. No entanto, a ocupação dos locais públicos pela população à noite precisa ser feita de forma consciente. Na manhã de domingo, a região central de Porto Alegre amanheceu com acúmulo de lixo nas proximidades dos locais onde aconteceram apresentações relacionadas ao evento.
Foi possível constatar garrafas de vidro, copos plásticos, bitucas de cigarro e recipientes de isopor usados para servir alimentos na Praça da Alfândega e na rua dos Andradas, incluindo a Casa de Cultura Mário Quintana. Segundo um dos garis da cooperativa terceirizada que trabalha para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), 40 sacos de lixo já haviam sido retirados somente da praça.
No entanto, garrafas de vidro quebradas na via pública geraram transtornos para quem trafegava com o carro. O motorista de aplicativo Anderson Andrade, 34, sofreu com um pneu furado na Andradas. “Antes de estacionar, tinha uns cacos pequenos que não vi. Agora não tem o que fazer, estou sem estepe porque ontem tive problema com o carro em um buraco”, explica.
Andrade vê falta de consideração por parte de quem curte a noite na Capital. “Acredito que se cada um fizesse a sua parte as coisas poderiam ser melhores. Responsabilizam sempre o governo e não fazem sua parte. As coisas não precisavam ser assim. Ninguém pensa no próximo”, lamentou.