O Inter empatou pela quarta vez seguida no Brasileirão. Na noite deste sábado, na Arena Pantanal, o Colorado saiu atrás do placar, no gol de Valdívia, mas buscou a igualdade com Carlos de Pena de pênalti. Com o resultado, os gaúchos ficam na 10ª colocação com 10 pontos conquistados.
O primeiro tempo em Mato Grosso ficou marcado pelo equilíbrio e pela boa atuação dos goleiros. Walter, do Cuiabá, fez duas boas defesas em finalizações de Wanderson e David. Já Daniel, do Inter, fez ótima intervenção em chute de Valdívia. No segundo tempo, a lei do ex apareceu na capital matogrossense. Valdívia, ex-jogador colorado, cobrou falta da meia-lua da grande área, contou com a colaboração do arqueiro gaúcho e abriu o placar. O Inter arrancou o empate na parte final, em cobrança de pênalti de Carlos de Pena.
O Colorado volta a campo na terça-feira, às 21h30, para enfrentar o 9 de Octubre, do Equador, pela última rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana, no Beira-Rio. Já pelo Campeonato Brasileiro, o próximo adversário é o Atlético-GO, na segunda-feira da próxima semana, às 20h, também em Porto Alegre.
Goleiros se destacam na primeira etapa equilibrada
Com o apoio do torcedor na Arena Pantanal, o Cuiabá iniciou a partida com imposição na parte ofensiva. No primeiro minuto, Gabriel Mercado errou na saída de bola, Jenison recuperou e partiu em velocidade pelo lado direito. Na hora do cruzamento, Moisés travou e colocou para escanteio. Na cobrança de escanteio, o ataque do Dourado finalizou para defesa tranquila de Daniel.
O Inter, aos poucos, passou a ter mais posse de bola e criou a primeira chance de gol. Aos 9 minutos, após boa troca de passes, Alan Patrick abriu pela esquerda com Wanderson. O camisa 11 ajeitou e bateu de perna direita. O goleiro do Dourado caiu no canto direito e agarrou firme. Enquanto o Colorado tinha mais a bola, mas não conseguia criar chances claras, o Cuiabá buscava o erro dos gaúchos para sair em velocidade no contra-ataque. Ambas as equipes erravam muitos passes e, por isso, o jogo não fluía.
Após bons minutos sem emoção, a partida teve dois lances de perigo em dois minutos, um para cada lado. Aos 28, Liziero achou Wanderson pela esquerda. O camisa 11 passou como quis por João Lucas e cruzou para a área. Alan Patrick fez o corta-luz e David, da marca do pênalti, finalizou para grande defesa de Walter. No minuto seguinte, a resposta do Cuiabá. João Lucas fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. Valdívia ganhou pelo alto e desviou por cima do gol de Daniel. No lance, o camisa 10 do Dourado pediu pênalti de Bustos, mas a arbitragem nada marcou.
Aos 38 minutos, o Inter teve um gol bem anulado. Após cruzamento de Bustos, Wanderson desviou de cabeça e David, impedido, completou para o fundo das redes. Cinco minutos depois, Liziero cobrou escanteio da esquerda e o camisa 17, no primeiro poste, desviou de cabeça por cima do gol de Walter.
Aos 44 minutos, a última chegada perigosa do primeiro tempo foi do Cuiabá. Valdívia finalizou da entrada da área e obrigou Daniel a fazer uma grande defesa. O goleiro colorado voou no ângulo esquerdo e espalmou para escanteio.
Lei do ex e empate de pênalti
Em busca da primeira vitória em casa no Campeonato Brasileiro, o Cuiabá voltou para o segundo tempo com uma mudança: a entrada de Rodriguinho no lugar de Felipe Marques. E foi na primeira chegada perigosa que o Dourado abriu o placar. Aos 3 minutos, Moisés cometeu falta infantil em Rodriguinho na meia-lua da grande área. Na cobrança, Valdívia, ex-Inter, bateu forte no meio do gol, contou com a falha de Daniel e abriu o placar na Arena Pantanal, 1 a 0.
Em desvantagem no marcador, Mano Menezes logo tratou de fazer duas substituições. Aos 9 minutos, Carlos de Pena e Alemão entraram nos lugares de Liziero e David. E o Inter melhorou na partida. Aos 13, Wanderson finalizou travado pelo lado esquerdo e a bola saiu para escanteio. Na cobrança, De Pena subiu e desviou de cabeça para fora.
Aos 18 minutos, o Colorado reclamou de pênalti. Carlos de Pena fez jogada pela esquerda e cruzou. A bola tocou no braço esquerdo do zagueiro Marllon. O árbitro Ramon Abatti e o VAR Heber Roberto Lopes nada marcaram e mandaram o jogo seguir. Aos 23, após confusão na beirada do campo, Luiz Fernando Iubel, técnico do Dourado, foi expulso e Moisés, lateral-esquerdo colorado, recebeu o cartão amarelo.
O Cuiabá baixou as linhas e esperou o contragolpe para tentar matar o jogo. O Inter, por sua vez, foi para o ataque. Mano Menezes fez mais três substituições para buscar o empate. Maurício, Pedro Henrique e Wesley Moraes foram a campo nos lugares de Edenilson, Wanderson e Alan Patrick, respectivamente.
O abafa colorado deu resultado aos 37 minutos. Em bola alçada na área, Gabriel Mercado teve a cabeça atingida pelo pé de João Lucas. Após revisão no VAR, Ramon Abatti marcou pênalti para o Inter. O lateral-direito do Dourado recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Na cobrança da penalidade, Carlos de Pena bateu no canto esquerdo de Walter e deixou tudo igual, 1 a 1.
Com um a mais, os gaúchos foram ao ataque para tentar a virada. Aos 46 minutos, Moisés finalizou da intermediária e obrigou o goleiro Walter a boa defesa. Aos 49, o Inter ainda teve a última chance do jogo. Após cruzamento de Pedro Henrique, Wesley Moraes finalizou mal à esquerda do gol do Cuiabá.
Campeonato Brasileiro – 7ª rodada
Cuiabá 1
Walter; João Lucas, Marllon, Alan Empereur e Uendel; Cristhian Rivas (Marcão), Pepê e Valdivia (Marquinhos); Alesson (André Luiz), Felipe Marques (Rodriguinho) e Jenison (André Felipe). Técnico: Luiz Fernando Iubel.
Inter 1
Daniel; Fabricio Bustos, Gabriel Mercado, Vitão e Moisés; Gabriel, Liziero (Carlos de Pena), Edenilson (Maurício) e Alan Patrick (Wesley Moraes); Wanderson (Pedro Henrique) e David (Alemão). Técnico: Mano Menezes.
Gols: Valdívia, aos 3 minutos do segundo tempo, e Carlos de Pena, aos 37 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: João Lucas e Alan Empereur (C); Mano Menezes, Gabriel Mercado, Wanderson, Moisés, Keiller, De Pena, Pedro Henrique e Wesley Moraes (I);
Cartões vermelhos: Luiz Fernando Iubel, João Lucas e Rafael Gava (C);
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Éder Alexandre e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Data e hora: 21 de maio, sábado, às 21h
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)