Neblina atrasa pousos e decolagens no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

Ao menos onze viagens foram afetadas pelo problema neste sábado

Foto: Alina Souza/CP

A forte neblina que estava sobre Porto Alegre no início da manhã deste sábado (21) alterou os horários de, pelo menos, 11 voos no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Segundo o painel de monitoramento da Fraport Brasil, concessionária responsável pela operação do terminal, houve atrasos em oito embarques e três desembarques.

Foram afetados os passageiros que saiam da Capital rumo a São Paulo, em cinco horários diferentes, além dos que foram ao terminal para pegar aeronaves rumo ao Rio de Janeiro, em dois horários, e Alegrete. Dois desembarques de voos que vinham de São Paulo foram adiados, assim como um do Rio de Janeiro

O Aeroporto de Porto Alegre conta, desde 2014, com o Sistemas de Pouso por Instrumento categoria 2 (ILS Cat II). O equipamento serve para orientar as aeronaves em condições de baixa visibilidade. Ele permaneceu desativado desde 2019, em razão das obras de ampliação na pista do terminal, mas voltou a operar em 21 de abril.

O sistema, que só pode ser usado por pilotos e aeronaves certificados junto às autoridades da aviação civil, exige visibilidade horizontal maior que 300 metros de comprimento e visibilidade vertical maior que 30,5 metros. Se a neblina estiver mais densa que estas condições o CAT II não é permitido operar.