Secretaria da Agricultura apreende no RS agrotóxico proibido e relacionado à doença de Parkinson

Produtos à base de Paraquate tiveram a comercialização e o uso vedados pela Anvisa

Foto: Divulgação / Seadpr

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul divulgou hoje ter apreendido, no Noroeste gaúcho, 1.220 litros de agrotóxico do princípio ativo Paraquate, de origem estrangeira e uso proibido. O flagrante, com apoio da Brigada Militar, ocorreu nessa quinta-feira.

Produtos à base de Paraquate tiveram a comercialização proibida pela Anvisa a partir de 22 de setembro de 2020, e uso vedado em 31 de maio de 2021 na região Sul do Brasil. Estudos científicos relacionaram a substância ao desenvolvimento da doença de Parkinson.

Além da questão de riscos à saúde, a importação desses agrotóxicos é considerada crime de contrabando, por se tratar de produto proibido.

Antes da ordem da Anvisa, o produto era usado para a dessecação de plantas daninhas, em especial o azevém e a buva.

“A entrada desse agrotóxico no Brasil se dá de forma ilegal, em geral trazido da Argentina e Uruguai, o que exige grande esforço dos órgãos policiais e de fiscalização. Aqueles que adquirem esse produto, em geral, sabem da proibição, mas mesmo assim assumem o risco”, destacou o chefe da divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr, Rafael Friederich de Lima.