Novo saque de até R$ 1 mil do FGTS para nascidos em julho começa neste sábado

Caixa orienta o resgate por meio do aplicativo FGTS | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Governo Federal segue o calendário de pagamento extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para novos trabalhadores. Desta vez, os nascidos em julho terão direito ao saque do FGTS, com recursos liberados para resgate neste sábado, 21 de maio. A liberação tem por objetivo a aquecer a economia do Brasil, mas o cidadão não é obrigado a retirar o dinheiro.

Este é o segundo saque da semana — os nascidos em junho podem fazer o saque desde quarta-feira (18). Os saques do FGTS começaram em 20 de abril e seguem até 15 de junho, sendo que o calendário varia de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.

A Caixa Econômica Federal cria automaticamente uma conta poupança social digital para o trabalhador que tem direito ao benefício. Portanto, não é preciso entrar com requerimento. Caso o saldo na conta do FGTS seja inferior a R$ 1.000,00, será creditado todo o dinheiro existente no fundo.

Quem não deseja movimentar o dinheiro tem até o dia 10 de novembro para acessar o aplicativo FGTS e informar que não quer retirar o benefício, que retornará automaticamente para o fundo, com correção monetária, caso não seja resgatado até 15 de dezembro de 2022 pelo trabalhador.

Essa modalidade de acesso ao saldo do fundo recebeu esse nome porque foge das opções tradicionais permitidas. Tem direito ao FGTS, todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os trabalhadores domésticos, trabalhadores rurais, trabalhadores temporários, intermitentes, avulsos e safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita), e atletas profissionais.

A movimentação do dinheiro é permita por meio do app Caixa Tem. Por meio dele, é possível efetuar o saque do FGTS em caixas eletrônicos; transferir o dinheiro, sem custo, para qualquer conta, independentemente do banco; pagar contas domésticas; e realizar compras virtuais. Quem tem senha do Cartão Cidadão pode fazer a retirada também nas casas lotéricas e em terminais de autoatendimento.