Doria volta a pedir respeito a prévias do PSDB

Ex-governador de São Paulo se recusa a desistir de candidatura ao Palácio do Planalto, mas não fala em possível judicialização

Foto: Fabiano do Amaral/CP

O ex-governador de São Paulo João Doria se recusa a desistir da candidatura ao Palácio do Planalto. Ele afirmou, nesta sexta-feira, que as prévias do PSDB, vencidas por ele em 2021, devem ser respeitadas, mas recusou comentar uma possível judicialização.

“Vamos respeitar as prévias, respeitar a vontade popular dos filiados do PSDB. Mas sempre com diálogo, e tem que pensar e priorizar o Brasil. Esse é o momento de nós darmos prioridade absoluta ao Brasil e aos brasileiros”, disse Doria durante agenda em Goiás.

“Estou confiante no Brasil e nas prévias. O PSDB foi o único partido que fez as consultas, respeitando seus filiados. Aliás, sou o único do PSDB que participou de três prévias: 2016 (Prefeitura de SP), 2018 (Governo de SP), vencendo as eleições, e 2021 (Presidência da República)”, completou.

Questionado sobre se pode acionar a Justiça, Doria evitou responder e disse que “pretende lutar pelo Brasil”. O ex-governador vem sendo pressionado por lideranças tucanas a desistir da candidatura. O argumento é de que, neste momento, o paulista deve abrir mão para candidatos com melhores índices na corrida presidencial deste ano.

Em encontro realizado em Brasília nesta semana, os presidentes do MDB, PSDB e do Cidadania entraram em consenso pela provável candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS). No entanto, ainda não bateram o martelo. A ideia é buscar saídas menos traumatizantes para Doria. Como o portal R7 mostrou, líderes tucanos devem se encontrar com Doria na próxima segunda-feira para tentar convencê-lo a desistir e apoiar a senadora. Na terça-feira, as cúpulas do PSDB, do MDB e do Cidadania se reúnem em Brasília para referendar a escolha de Tebet.

Não há uma proposta pronta para ser apresentada ao ex-governador. O principal argumento das lideranças tucanas é que uma pesquisa interna mostrou que 56% dos brasileiros são contra a polarização e não querem votar em Lula nem em Bolsonaro. O mesmo levantamento, segundo uma fonte do partido, mostrou que a terceira via só deve ter chances se tiver candidatura única.

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Ipesp aponta que 38% dos entrevistados admitem a possibilidade de votar em Doria para a presidência. Já Tebet, segundo o levantamento, registra 17%. Para a mostra, foram ouvidas 1.000 pessoas por telefone entre 16 e 18 de maio.